Síria no ponto de ebulição

Partilhar

Por Artur Alonso

Os recentes boatos sobre uma possível utilização de armamento químico na Síria por parte do exercito de Bachar Al Assad, assim como as ultimas ações israelenses sobre o próprio território Sírio, põem em evidencia o labirinto regional no meio do qual se inscreve o mesmo conflito. Se bem o ataque com duas bombas à maratona de Boston podia possibilitar um acordo de grande escada entre Moscou e Washington, que “facilmente” poderia pôr fim a guerra, retirando a ajuda ocidental aos “jihadistas” internacionais que se confrontam contra o exercito árabe sírio e obrigando Rússia ao regime de Al Assad implementar reformas a um ritmo mais celerado; por outra parte os interesses tanto da Arábia Saudita como de Israel de impedirem a tudo custo que uma potência como o Irão possa irromper no mapa geopolítico da região todavia com mais força, fazem inevitável que o ansiado isolamento do regime de Ahmadinejad vise previamente o derrubo da Síria, em primeiro lugar, assim como o enfraquecimento e posterior derrota do Hizbulá no Líbano.

Mas tudo este tabuleiro geopolítico está a tornar-se num quebra-cabeças. Por um lado os ataques de Israel, segundo certos analistas, respostariam precisamente a derrota que o exercito sírio esta infringindo aos combatentes “jihadistas” de Al-Nusra, pelo que se fez necessária a intervenção da aviação israelense para quebrar o cerco que o exercito de Assad mantinha sobre os revoltados, particularmente na região estratégia de Hons. Assim como os progressos registrados na luta nos arredores de Damasco pode motivar o lançamento de mísseis sobre a periferia da capital, com o objetivo de recompor este frente em favor dos combatentes de Al-Nusra. Segundo a agencia Reutters, teve como alvo mísseis Fateh, que seriam enviados ao Hizbulá. Uma noticia mais preocupante dentro deste, já de seu, preocupante panorama, foi à dada em segunda feira pela agencia Interfax, na qual se notificava que um navio russo deixou o Mar Negro para se dirigir ao porto de Tartur, base naval russa herdada dos tempos soviéticos, a 160 km ao noroeste de Damasco.

O grave problema do labirinto sírio parece ser a implicação, tanto a nível regional como global, de diferentes potencias, como de grupos de ação, que bem poderiam expandir o confronto e situar o mundo numa conjuntura no melhor dos casos de “linha vermelha”. Se por um lado os combatentes de Al-Nusra contam com o apoio ocidental, por outra parte Síria conta com apoio até o de agora diplomático da Rússia, assim como o apoio logístico do Irão e a possível implicação de Hizbulá. Lembrar que Hassan Nasrallah, líder máximo do movimento xiita libanês, visitou Terão no passado 29 de abril, assim como que nestes dias o ministro dos assuntos estrangeiros de Irão, o senhor Ramin Mehmanparast declarou: “que tanto Síria como a resistência islâmica darão uma resposta contundente as agressões sionistas”. Neste sentido não menos desassossego produzem as afirmações do ministro iraniano da defesa, general Ahmad Reza Purdastan, que declarou a agencia IRNA: “Síria tem um exercito poderoso, pelo qual não precisa a intervenção doutros países. No entanto se requerer treinamento, podemos ajudá-los”… Deixando claro que o Irão estaria disposto a dar luz à ajuda militar, que de forma soterrada, está a brindar ao regime de Damasco.

A movida geoestratégica que está a desenvolver-se no conflito da Síria é muito mais preocupante que as revoltas árabes de 2010 a 2012, e mesmo que a guerra da Líbia e a derrubada do regime de Mummar al-Gaddafi.

Nas primeiras os EUA conseguiram pela via da inteligência remover um Oriente próximo, que tinha ficado muito revoltado, para os interesses ocidentais, após a intervenção no Iraque e no Afeganistão. Na segunda, ainda a pesar da preocupante utilização de jihadistas num corredor vital entre a Líbia, Chade, Níger e Nigéria que dá acesso ao controlo do Centro da África; uma Líbia previamente isolada, relativamente longe da Rússia (além de Gaddafi ter-se na década de 2000 afastado de Moscou para abraçar ligações diplomático comerciais com a União Europeia – mudando mesmo do dólar para o euro) assim como muito desgastada antes do ataque por uma muito eficaz propaganda ocidental; mesmo jogando a baça de ser a própria União Europeia, capitaneada pela França, com a recusa da Alemanha, e o apoio britânico, a que a fim de contas mudara sua política de complacência com o ditador, proporcionando em ultima instancia o golpe final ao regime; fizeram que o agora novo regime líbio se torne num mau menor e pelo de agora tolerável.

Porém tentar imitar ou trasladar a “solução” líbia à Síria, parece um bocadinho mais complicado: por um lado e a pesar de poder introduzir maciçamente combatentes anti-regime como se efetuou na Líbia; nos dias de hoje fica longe a possibilidade de despejar uma área o suficientemente estável como para estabelecer um centro liberado, que sirva como base de operações e ponte de aprovisionamento da resistência anti-Al Assad. Tampouco é plausível à raiz dessa hipotética área liberada desenhar a criação dum espaço de restrição aérea, e menos uma intervenção direta das forças da OTAN (dado a presença naval russa na própria Síria). Por outro ao fio do que estamos a analisar, parece difícil, que uma tentativa deste estilo deixe o Irão (que se sente particularmente ameaçado neste embate) de braços cruzados; algo que poderia complicar a guerra ao mesmo Líbano, que bem sendo reiteradamente acusado por Damasco de complacência nas suas fronteiras permitindo a passagem de jihadistas que vão combater na Síria. Aliás também ainda a maquinaria propagandística não facilitou os resultados esperados, e hoje em dia, não se pode caricaturar o regime de Damasco com a mesma facilidade que se fez com o regime gadafista. Estando as cousas deste jeito, só resta desgastar o regime de Al-Assad e aguardar acontecimentos. O próprio presidente norte-americano, Barack Obama, descartou recentemente a intervenção direta no país, ou a tomada de medidas que foram além do apoio emprestado aos milicianos de Al-Nusra.

No tocante ao cenário internacional os BRICS também não estão muito cômodos com o modo em que está a dirigir-se esta crise, prova disso é a viagem relâmpago que o próprio primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyhau, fez na tarde do domingo à China (outra aliada da Síria) para tratar em princípio temas econômicos, mas que com certeza vai abranger a agenda do Oriente Próximo, no intuito de acalmar possíveis maus entendimentos.

Todos estes fios do Meio Oriente são muito complexos, chega dar uma olhada a um mapa da região. E se bem monarquias como a da Jordânia, Saudita ou os Emiratos Árabes, podem temer um poder xiita iraniano na região (lembremos a repressão dos protestos xiitas no Bahrein) também não é menos certo que o Iraque seria ingovernável sem o apoio desta mesma comunidade; por outro lado não é menos verdade que a Rússia, que como já mencionamos, tem uma base militar na Síria, poderia ficar muito chocada com uma possível queda do regime de Damasco, tendo em conta que desde a queda do muro de Berlim e a expansão da Europa aos antigos países da orbita soviética (mesmo as batalhas que ainda decorrem na Ucrânia), além do apoio a grupos anti-Putim e a guerra das ONG-s pró-ocientais dentro da Federação Russa (recentemente proibidos os apoios diretos e sem fiscalizar das mesmas) Moscou não tem muita confiança, que se diga, nos seus “parceiros” ocidentais.

Se a isso somarmos que o jihadismo que perturba também o Afeganistão, tem certa capacidade para desestabilizar o Paquistão ou perturbar Caxemira na Índia, ou regiões como a chechena e mesmo países como Azerbaijão, Turcomenistão ou Tadjukistão (que se situam dentro do que Rússia denomina do seu estrangeiro próximo), a viragem que podem tomar os acontecimentos, senão se tomarem as precauções devidas, pode ser verdadeiramente perigosa.

Assim que neste jogo vai estar muito presente nos próximos episódios a capacidade de cada parte para isolar o conflito dentro do território sírio ou bem para expandi-lo e por em xeque toda a região. O que parece bastante longínquo seria um acordo de paz que implicasse todas as partes. Algo que para bem ia requerer da pressão do movimento pacifista internacional; que no entanto e por causa da crise na eurozona e a quebra do sistema financeiro a nível internacional, assim como suas derivadas políticas neoliberais geradoras de tanto desemprego no ocidente, tem focado todas as batalhas dos movimentos sociais nas respostas anti-sistêmicas, esquecendo-se (por necessidade de não dividir esforços) de algo tão fundamental como a paz a nível global. Aguardemos não nos arrepender.