Fim do capital

Partilhar

Por Artur Alonso Novelhe

Desde meados dos anos 70 os EUA têm aprofundado na sua peculiar espiral de endividamento. As diferentes administrações americanas trabalharam, em todas as ordens: cientifica, tecnológica, política, militar e social, para fazer possível que, desde a década de 90, os Estados Unidos conseguissem o domínio hegemónico global. Mas o preço a pagar foi um endividamento crónico de tamanho estratosférico.

Hoje a sua hegemonia descansa em alicerces cada vez menos sólidos.

O sistema capitalista que lhe deu a sua força, chegou ao seu limite biológico: já não pode crescer mais sem pôr em perigo o difícil equilíbrio do ecossistema planetário.

Outra espécie de crescimento sustentável em longo prazo deve ser experimentada. Mas essa nova organização só será realizável em harmonia com o resto das espécies, com as que compartilhamos o mal chamado “nosso mundo”.

O termo humanismo foi ultrapassado pelo próprio decorrer histórico. O ser humano deverá reconhecer-se, numa nova dimensão, como um simples interlocutor mais e não como o eixo motor sobre o que gira a inércia do desenvolvimento e as mudanças. Devemos, pois, trabalhar num novo conceito de vida, na base da interação com o resto de seres vivos em uma nova simbiose acordada de prévio conhecimento mútuo.

Mas o grande problema continua a ser que a arquitetura do grande domínio americano descansa sobre uma pirâmide que alimenta as suas raízes dos frutos produzidos globalmente, onde a riqueza gerada em qualquer ponto do globo é transferida para os centros financeiros de controlo, onde este fluxo é reciclado para de novo engraxar a maquinaria do crescimento fictício sustentado na “divida eterna”.

O excesso de produção já tampouco pode ser digerido pelo mercado interior americano e mesmo europeu, as suas populações estão estagnadas pela dívida.

Os países exportadores veem-se obrigados a retrair a sua produção industrial. Milhões de operários são despedidos em todo o mundo. A esses países, pois, restam cada vez menos fôlegos para acudir ao resgate da dívida americana, necessária para continuar financiando o seu desmesurado poder hegemónico.

Não nos enganemos, a cadeia do capital começa a quebrar-se. Novos mercados como o Brasil ou a China, com uma nova classe média ainda não endividada, poderiam paulatinamente substituir o grande mercado de consumo americano, na mesma lógica de seguir à frente empregada desde lustros pelo capital, mas ainda assim nenhum outro pólo do planeta esta preparado para substituir o papel assumido pelo Grande Irmão Norte-americano. Se o dólar falir o único recurso à vista será o Euro. A moeda europeia está preparada para tal, mas a União Europeia não.

Portanto, como numa espécie de deslocamento silencioso, as placas tectónicas do poder americano começam a mover-se, sem que a dia de hoje ainda possamos atestar qual pode ser o desenrolo futuro desta tendência. Mas a tendência existe.

Um novo sistema é preciso para assegurar a existência sobre a Terra. Os poderes do mundo estão interligados, são aliados temporários enquanto o sistema funciona, mas as alianças tornam-se fracas quando a crise segue a sua lógica destrutiva e catastrófica.

O sistema de capital chegou a seu fim.

O Capitalismo não conseguiu corrigir, nem pode, pois é algo nele inerente, o desperdício imenso que gera: milhares de toneladas de desperdício ao longo de todo o planeta, pelo qual ele tem por lógica que falecer.

A pergunta é quantos desequilíbrios mais em forma de guerra, ditaduras multimídia, restrição das liberdades, confrontos com as próprias populações, etc. será capaz de gerar ainda antes de dar passagem a uma nova ordem sustentável, onde a humanidade possa sobreviver em harmonia com as outras espécies que com ela compartilham a Mãe Terra, sobre cuja barriga todos caminhamos?