Partilhar

Organizar a Festa dos Maios na escola com o filme “A Festa do Maio de Vila Franca”

José Paz Rodrigues (*) – “Desde que me reformei vou todos os anos à minha terra para ver a festa dos Maios, pela que sempre tive grande agarimo. Chego a Ourense no dia 28 ou 29 de abril, no dia 30 vou dormir a Ponte Vedra, para no dia 1º ver os maios ali, em Marim e mais em Redondela”. No ano 1969 escrevia isto o ourensano José Ramom e Fernández-Ojea (Bem-Cho-Shei). No dia 3 de maio, durante muitos anos, este galego de alma e coração, nunca faltava à convocatória dos maios ourensanos.

Jamais lhe pagaremos o legado que nos deixou, a sua excelente biblioteca e infinidade de fotos e coplas desta formosa festa de amor à vida, à natureza e ao amor. Festa que permanece, apesar de viver na época dos videojogos e telemóveis de última geração. Isto só se explica por ser a festa mais antiga, nascida já nos momentos finais do Paleolítico, e, em concreto, no “magdaleniano”. Tendo grande esplendor nas culturas médio-orientais e nas greco-latinas. Em Roma, por exemplo, durava todo o mês de maio, período em que se organizavam todas as festividades de honra a deuses e deusas relacionadas com a natureza, o mundo vegetal, animal e humano. A segunda razão é que é a festa do amor, e sem amor não há vida. A cidade de Ourense (“Auriensis”), que como todos sabem tem origem romana, foi um lugar onde a festa teve sempre maior enraizamento. Por isso tampouco deve admirar que sejam de Ourense os maiores investigadores desta festa. E acima de todos eles Bem-Cho-Shei. Com quem concordo plenamente. Especialmente quando assinala que esta era a festa na honra das deusas do amor. Vénus em Roma, Afrodite na Grécia, Astarte no Egipto, Istar em Assíria e Milita na antiga Babilónia, que vem a coincidir quase com o território atual do Iraque. Bem-Cho-Shei dizia ademais, e também em isso concordo, que a palavra “Maia” quer dizer em sânscrito “ilusão”. E esse é o verdadeiro significado dos maios que se celebram na primavera em muitos lugares do planeta. “É a festa da ilusão e da alegria, da primavera e da juventude, da tradição renovadora, da esperança e do relembro, das flores e das crianças, da prosa e da poesia e, especialmente, da vida e do amor, tão profundamente ligados”, continuava a dizer o nosso galego exemplar.

 

 

Houve uma época em que, com grande acerto, a Câmara Municipal de Ourense cuidava a organização do ciclo anual das festas populares, fomentando a participação entre os escolares dos estabelecimentos de ensino da cidade. Para o qual enviava às escolas investigadores sobre as mesmas, que pronunciavam palestras sobre elas. Eu ia entusiasmado falar-lhes da que mais gosto, a dos maios. Que temos que recuperar na cidade, voltando-a para o três de maio, como sempre foi. Todos os rapazes ficavam surpreendidos quando lhe comentava que a festa do Natal não era a mais antiga, como equivocadamente pensavam, mas a dos maios, surgida aos finais do Paleolítico. O ciclo básico das festas tem como celebrações fundamentais, e em muitos casos com um ciclo próprio das mesmas, os Magustos, o Natal, o Entrudo, os Maios, o Corpo de Deus, as Fogueiras ou Cacharelas do S. João e depois no verão as festas de cada localidade. Por estarmos imersos na cultura cristã, em muitas das nossas festas, como é natural, há um senso profundo relacionado com o cristianismo e as suas figuras. Cada uma destas festas tão formosas e tão importantes, deveriam incluir-se no currículo do ensino infantil, primário e secundário. Desenhando unidades didáticas globalizadas e interdisciplinares, por meio das quais se podem trabalhar todas as áreas e disciplinas do ensino: língua, matemática, história, ciências, geografia, ecologia, teatro, jogos, música, plástica, educação física, idiomas e educação artística. O meu livro A festa dos maios na escola, roteiro didático editado pela ASPGP em 1998, apresenta, por exemplo, um plano de atividades a desenvolver nas aulas e em todas as matérias sobre essa formosa festa que é a dos Maios. Festa do amor e da vida, festa ecológica por antonomásia. Festa popular com grande interesse pedagógico, pelo que é muito importante a realização de atividades culturais, didáticas e educativas, de maneira coordenada, nos nossos estabelecimentos de ensino, arredor dela. Que, para que sobreviva, tem que promover-se entre os mais novos. As crianças e jovens são o nosso futuro e o da nossa cultura própria. Para apoiar o que venho de comentar, escolhi o formoso documentário realizado na comarca do Berço, e, em concreto, na localidade de Vila Franca, onde ainda, por sorte, se celebram e se conservam os maios humanos, que são os mais antigos e mais autênticos.

 

Ficha técnica do filme:

Título: A festa do maio de Vila Franca (Documentário).

DVD editado pela Escola de Gaitas de Vila Franca do Berço (2008, colorido).

Subsídios: Junta da Galiza (Conselharia da Cultura e Secretaria Geral de Política Linguística) e Consejo Comarcal del Bierzo.

Conteúdos: Os maios moços de Vila Franca do Berço. Alalá dos maios de Vila Franca do Berço. Entrevista a José Bardasco “Chinda”. Ronda primaveral lúdico-festiva. O maio no XXV aniversário da Escola de Gaitas.

Documentos extras: Este maio, senhora é… (galeria de fotos). Viches o maio? (fotos de autor). Cartazes e outros. Créditos e agradecimentos.

 

Festa dos Maios em Vila Franca

 

Uma unidade didática globalizada sobre a Festa dos Maios:

A festa popular dos Maios, do mesmo modo que qualquer outra das festas populares do ciclo anual, pode e deve ser utilizada nas aulas dos diferentes níveis, para organizar arredor do seu tema central atividades didático-educativas, nas diferentes áreas do ensino. Seguindo o método de ensino globalizado, iniciado no seu dia por Decroly com os seus Centros de interesse, que chegaram a ser famosos. Resenho a seguir, de maneira esquemática, os aspetos e partes que deveriam ter-se em conta numa unidade didática globalizada sobre os Maios. Para depois levá-los à prática nas aulas educativas.

 

– Metas a atingir:

Valorizar a cultura própria como fundamento da personalidade individual e da coletiva do nosso povo.

Compreender a necessidade de promover e restaurar o folclore em qualquer manifestação.

Reforçar os vínculos culturais da comunidade e aprofundar na procura das nossas raízes históricas.

Reconhecer o património cultural nas celebrações que se organizam ainda em certas aldeias e localidades.

Relacionar a cultura própria com outras da Península e outros continentes.

Procurar elementos comuns entre as diferentes festas folclóricas do mundo.

Analisar a história, geografia, ecologia e significado da festa dos Maios.

Construir maios de diferentes tipos: humanos, artísticos ou figurativos e enxebres.

Redigir coplas de maios e cantá-las.

 

– Atividades Didáticas por áreas:

– Língua, idiomas e literatura:

Recolha de documentação oral sobre a festa: coplas, refrães, ditos, contos.

Recopilação de materiais: bibliografia, discos, artigos, imprensa e revistas.

Elaboração em grupos de uma monografia sobre os maios, com todo o material recolhido.

Exposição oral sobre os maios, com debate-papo.

Invenção de coplas de maios e de poesias referidas aos mesmos.

Correspondência com alunos de outros estabelecimentos docentes, explicando como se organiza a festa por comarcas.

Elaboração de um vocabulário em diferentes idiomas e de um cancioneiro próprio dos maios.

Análise dos conteúdos de coplas dos maios de outros anos e edições, e também de textos literários sobre a festa, antigos e modernos. Por exemplo “O Maio” de Curros Enríquez.

Fazer redações, textos livres, lendas e contos sobre a festa. Idem leituras de textos e artigos, escritos pelos investigadores da festa.

– Matemática:

Cálculo do cumprimento dos materiais empregados nos maios e na construção dos mesmos.

Cálculo sobre o orçamento de receitas e despesas para organizar a festa no estabelecimento educativo.

Análise, estudo e realização de problemas geométricos sobre a área e o volume do cone e da pirâmide, que são as formas típicas dos maios enxebres tradicionais.

Fazer conjuntos com os elementos típicos que se usam nos maios: bugalhos, castanhas, ovos, flores, laranjas, musgo, erva.

– Áreas Artísticas (plástica, música, teatro):

Recolha de todos os elementos naturais que se empregam na festa dos maios e decorá-los (fiuncho, musgo, bugalhos, laranjas, gestas, urzes, flores silvestres…).

Construção de diferentes tipos de maios: figurativos ou artísticos, enxebres e humanos.

Confeição de cartazes e autocolantes anunciando os maios.

Fazer fotografias e diapositivos dos diferentes maios na festa popular celebrada na localidade.

Realizar e gravar em vídeo a festa da localidade, os diferentes tipos de maios, a gente olhando os maios, os rapazes vendendo e cantando as coplas, o júri, etc.

Fazer uma exposição de fotografias sobre a festa dos maios de Ourense, Ponte Vedra, Verim, Laça, Redondela, Vila Garcia, Cela Nova, o Barco, Poio, Marim e localidades do norte de Portugal.

Recitação e dramatização dos cantares e coplas.

Cantar as coplas que se elaborem na aula e na escola.

Saída à rua com o maio para o concurso municipal.

Audição de canções alusivas aos maios e das gravações feitas (por ex. “O Maio” de Curro, por Emílio Batalhám, e as Cantigas do Maio de José Afonso).

Análise dos diversos sons e músicas dos cantares do maio, segundo as zonas.

Canto das coplas realizadas pelas próprias crianças.

Participação em jogos populares peculiares da época: os bugalhos, o pião, a bilharda, a macaca, etc.

– Estudo do meio (área social e natural):

Estabelecimento de relações entre o ritual dos maios e o seu significado com a classe de sociedade que celebra estas festas (sedentárias, agrárias, rural, com raízes pagãs, elementos supersticiosos e folclóricos profundos).

Análise das festas similares das culturas antigas orientais e greco-latinas e das da Idade Média.

Estudo comparativo com as outras festas populares do ciclo anual, segundo a origem e significado de cada uma delas.

Análise da incorporação dos diferentes elementos de construção dos maios através da história.

Relacionar a festa dos maios com a ecologia e o respeito pelo meio circundante e pelo ambiente.

Análise biológico dos diferentes elementos naturais que se utilizam na festa.

Estudo da etnografia galaico-portuguesa sobre a festa dos maios, tendo em conta as pesquisas de Bouça Brei, Risco, Taboada Chivite, Ben-Cho-Shei, Clódio González Pérez, J. A. Tarrio, José Paz, Veiga de Oliveira, António Lourenço Fontes e José Leite de Vasconcelos. Com todo o material recolhido elaborar uma monografia sobre os maios.

Estudo da mudança que experimenta a natureza na primavera, assim como os labores agrários próprios da época.

Elaboração de um trabalho sobre a origem e a história dos maios ao longo do tempo, e a sua vinculação às deusas do amor das diferentes culturas antigas.

Desenho de um mapa sobre a geografia da festa, destacando os lugares da Galiza, do Berço e Portugal onde se celebra esta festa popular.

– Ética e educação cívica:

Analisar a importância que tem o respeito pela natureza, a ecologia e o nosso meio natural e social.

Idem o trabalho em grupo e comunitário, gerador de amizade entre as pessoas, pois os maios sempre é uma festa participativa do grupo. Elaborar um maio é um labor de equipa e da comunidade.

Relacionar a festa com as diferentes culturas do mundo, com as suas religiões, a começar pela primitiva da pré-história.

Elaborar um pequeno trabalho sobre a cristianização da festa: a cruz e os cruzeiros galaico-portugueses.

 

Festa dos Maios em Ourense

 

Fazer para aprender: como construir um maio:

Construir um maio é um labor de equipa de uns seis ou oito membros. Por isso é ideal juntar-se um grupo de companheiros de estudos de uma escola ou associação cultural ou vicinal para elaborar um maio e as suas coplas, para apresentá-lo ao concurso municipal. Também é ideal que cada turma de um estabelecimento de ensino, mesmo de educação infantil, construa o seu próprio maio e componha as suas próprias coplas.

Para construir um maio enxebre ou tradicional (de forma cónica em Ponte Vedra e piramidal em Ourense) é necessário primeiro conseguir quatro paus, a poder ser de salgueiro, bem secos, com os que se constrói o esqueleto ou armação. Os paus colocam-se fazendo uma forma cónica ou piramidal, juntando-os no cimo e abrindo-os na base, onde a pouco mais de uma quarta do chão leva dous paus mais curtos atravessados, e outros dous mais compridos que vão servir para levar o maio numa espécie de angarela ou andas. Não se devem utilizar pregos, pois deve atar-se o maio com vimes ou outros elementos naturais. O entabuado pode fazer-se com canas ou com barrotes de madeira, sobre o que se vai cosendo o fiuncho (em Ponte Vedra) ou o musgo e as giestas e urzes (em Ourense). Para que o cosido fique melhor costuma-se colocar sobre o entabuado tela de saco.

Quando o maio está coberto é necessário adorná-lo com flores, bugalhos enfiados num cordel, castanhas, calas, flores de carqueijas e de urzes, laranjas, ovos vazios, colocando no cume uma coroa. As laranjas têm que ir enfiadas num cordel, igual que os bugalhos dos carvalhos, colares de margaridas brancas e amarelas, réstias de ovos que serão esvaziadas fazendo-lhes um pequeno furo em cada extremo e soprando por um deles, calas e uma bandeira galega no cume (em Ponte Vedra). Costuma-se também adornar o maio com rosas, cartuchos, camélias, varinhas de S. José, mas nunca com cravos.

O maio já está preparado para ser transportado pelas ruas com o fim de ser exposto diante do povo.

Mais não existe o maio sem as suas coplas. Coplas que devem ser compostas cuidando o melhor possível a métrica e tratando diversos temas locais, satíricos, políticos e humorísticos. Coplas a que é necessário pôr música. Umas orientações de poetas e músicos locais nunca estão de mais.

Sobre os maios humanos convém dizer que no adorno das pessoas participantes (crianças e moços), devem utilizar-se elementos totalmente naturais e coroas de flores e bugalhos totalmente silvestres, ademais de ramos de urzes, giestas e fiuncho.

 

Festa dos Maios em Ponte Vedra

 

A Voz do Poeta: “O Maio”, por Manuel Curros Henriques (1851-1908):

Aqui vem o maio

de flores coberto…

puseram-se à porta

cantando-me os nenos:

e os “puchos” furados

pra mim estendendo,

pediram-me crocas

dos meus castanheiros.

Passai, rapazinhos,

calados e quedos,

que o que é pelo de hoje

que dar-vos não tenho.

Eu sou-vos o pobre

do povo galego:

para mim não há maio,

para mim sempre é inverno…

Quando eu me atopare

de donos liberto

e o pão não me quitem

trabucos e préstimos,

e como os do abade

floresçam meus eidos,

chegado haverá então

o maio que eu quero.

Queredes castanhas

dos meus castanheiros?…

Cantade-me um maio

sem bruxas nem demos;

um maio sem segas,

usuras nem pleitos…

sem quintas nem portas,

nem foros nem cregos.

 

(*) Académico da AGLP, Didata e Pedagogo Tagoreano.

Lançamento de Tourists, go home? Em Ponte Vedra

Os artigos dos topónimos no novo Nomenclátor

Juan Luis Fernández apresenta o livro Futebol Gaélico em Celanova

Colóquio sobre Tourists, go home? na Semana do Livro de Compostela (SELIC)

Lançamento do livro, Tourists, go home? em Pontedeume

Lançamento do livro Begonha Caamanho, na Corunha

Lançamento de Tourists, go home? Em Ponte Vedra

Os artigos dos topónimos no novo Nomenclátor

Juan Luis Fernández apresenta o livro Futebol Gaélico em Celanova

Colóquio sobre Tourists, go home? na Semana do Livro de Compostela (SELIC)