Partilhar

O valor pedagógico e propedêutico da música no file “Os coristas”

José Paz Rodrigues (*) – Nunca entendi porque durante décadas, e ainda hoje, no nosso sistema educativo, continuam a ser subvalorizadas as áreas artísticas. Aquelas que mais têm que ver com as aprendizagens mais importantes que existem, chamadas apreciativas. As que estão em íntima relação com a afetividade e os sentimentos, o apreço e o amor polas cousas, a natureza e a beleza.

No nosso ensino cometem-se continuamente infinidade de erros. Entre eles, desconsiderar e marginalizar as áreas artísticas e lúdicas, como autênticas “cadeirinhas”. Infelizmente, tal menospreço poderia perdurar, polo que quero fazer uma chamada de atenção às instituições públicas relacionadas com o ensino e, especialmente, às equipas diretivas dos nossos estabelecimentos educativos, desde infantil até secundário, para que coloquem no seu justo lugar as áreas artísticas e lúdicas. A música e as cantigas, o teatro e os títeres, os jogos cooperativos e tradicionais, as expressões plásticas e icónica ou por meio da imagem, a fotografia, as manualidades, o cuidado de plantas e animais, os roteiros, o jornal escolar, a filatelia e os desportos.

É certo que, quando o nosso país entrou na Europa, teve que incorporar ao sistema educativo a educação física e, sobretudo, a música. Os países europeus não entendiam como nós não lhe dávamos importância à música e ao canto, à aprendizagem instrumental e às audições musicais, assim como a que as nossas crianças e jovens aprendessem cantigas do nosso riquíssimo folclore popular, um dos mais ricos do mundo. Por isso criaram-se as vagas de docentes especialistas. Porém, os cidadãos ainda não refletiram no grande valor pedagógico e propedêutico da música na escola. O outro dia li algo muito acertado, dito por um especialista, que é muito valioso, já na vida intrauterina, estimular com música o futuro bebé, e que esta não seja estridente. Muito melhor Bach, Mozart ou Vivaldi, que rock ou música de “latas contra latas”.

Aos dirigentes da nossa política educativa e aos diretivos escolares e docentes de todo o tipo convém lembrar-lhes essencialmente duas cousas: a primeira, que já nas culturas antigas orientais e greco-latinas a música ocupava no currículo escolar um lugar muito destacado. Na Índia, no Japão e na China, cultura em que antigamente a música era a matéria mais importante, junto com a poesia e a cerimónia. Na Grécia as leis ditavam-se cantando e os rapazes tinham que aprender a tocar a lira, como Ulisses. A segunda, que um dos aspetos polos que os grandes pedagogos que houve na história, como todos os das escolas novas, Don Bosco, Tagore e os Padres Flanagan e Américo, ficaram para a posteridade como modelos educativo-didáticos, foram os que valorizaram na sua justa medida as áreas artísticas e lúdicas.

No filme que toca hoje, de forma genial, mostra-se o grande valor que tem a música, para motivar, estimular, fomentar a criatividade, socializar, desenvolver habilidades sociais, despertar vocações e afeições positivas e ajudar a integrar alunos com numerosos e variados problemas de inadaptação social. O labor que desenvolve o mestre protagonista deste filme é fantástico, lindo e invejável. E, didaticamente modelar. Na fita aparece a música em primeiro termo e os jogos próprios da educação física. Também as estratégias didáticas reacionárias do condutismo americano dos castigos. Tomando como base o nefasto princípio de ação-reação.

 

Ficha Técnica do Filme:

Título: Les Choristes (Os Coristas/ A voz do coração / Los chicos del coro).

Diretor: Ch. Barratier (França-Suiça, 2004, a cores, 95 minutos).

Atores: Gérard Jugnot (Mathieu, o mestre), François Berléand (Rachin, o diretor), e vários rapazes.

Argumento: Um internato para meninos órfãos e “socialmente desajustados” é dirigido com mãos de ferro polo inflexível Sr. Rachin, a quem os rapazes temem, mas não respeitam. Quando o professor Clément Mathieu chega para dar aulas, encontra crianças e adolescentes hostis e difíceis de disciplinar, acostumados a combater os métodos repressivos do internato. Com a sua formação musical, entretanto, Mathieu desenvolve um jeito criativo e eficiente de cativar os rapazes. Contra a vontade do diretor Rachin, Mathieu forma um coral, revolucionando os métodos de ensino locais da época. O professor recupera a sua veia musical e volta a compor, revela um grande talento que viria a se tornar um importante mestre, e muda para sempre a vida dos estudantes. Mas, infelizmente, nada disso acontece sem que professor e alunos tenham que enfrentar sérios obstáculos, e pagar um alto preço pola sua ousadia…

 

 

Análise do Filme:

Talvez a principal contribuição do filme “Os Coristas”, do diretor Christophe Barratier, seja o facto de ele nos conduzir a um conceito simples e pouco explorado: as aparências enganam, e as pessoas podem ser mais do que costumamos julgar. O filme não focaliza uma perspetiva pedagógica, nem um método, mas o valor do ser humano. Produzido em 2004 e proposto para dous Óscares, este filme conta a história de Clément Mathieu, um compositor sem reconhecimento, mas que tem grande sensibilidade para enxergar a potencialidade das outras pessoas. Devido a essa capacidade, assim que chega ao lúgubre orfanato para o qual fora contratado como vigiante e professor, Mathieu, de imediato, percebe o prejuízo feito polos pré-julgamentos, e a identificar os talentos por trás das crianças, rotuladas sempre como “casos perdidos”.

O professor tem dificuldade para ganhar a confiança dos meninos, mas, quando estes percebem o seu carinho e dedicação, reagem com igual cumplicidade. Mesmo lidando com a oposição do diretor da instituição – Rachin –, o professor consegue formar um coral que, aos poucos, se aperfeiçoa e, por fim, torna-se conhecido por toda a França. Outros professores, que a princípio seguiam somente os métodos antiquados da instituição, acabam mostrando-se favoráveis às mudanças, que aos poucos transformam o grupo.

Devido à oposição aos métodos truculentos do diretor e da lógica da ação-reação (punição e violência, num círculo vicioso), Mathieu é despedido, porém, a essa altura, já teria mudado os corações e mentes daqueles meninos, que nunca mais se esqueceriam do homem que introduziu esperança e autoestima nas suas vidas, repletas de privação e marginalidade. Um dos meninos – Pepinot, de cerca de 5 anos – vai embora junto com Mathieu. Muitos anos depois, já idoso, Pepinot encontra-se com Morhange (que fora o principal “virtuoso” do grupo, e que então era já um famoso mestre), para rememorarem todos aqueles momentos.

 

 

 

(*) Didata e pedagogo tagoreano. Autor, igualmente, da coluna de opinião Dizer e Fazer.

Lançamento de Tourists, go home? Em Ponte Vedra

Os artigos dos topónimos no novo Nomenclátor

Juan Luis Fernández apresenta o livro Futebol Gaélico em Celanova

Colóquio sobre Tourists, go home? na Semana do Livro de Compostela (SELIC)

Lançamento do livro, Tourists, go home? em Pontedeume

Lançamento do livro Begonha Caamanho, na Corunha

Lançamento de Tourists, go home? Em Ponte Vedra

Os artigos dos topónimos no novo Nomenclátor

Juan Luis Fernández apresenta o livro Futebol Gaélico em Celanova

Colóquio sobre Tourists, go home? na Semana do Livro de Compostela (SELIC)