Partilhar

Jogar é para as crianças tão importante como comer, no filme “A guerra dos botões”

José Paz Rodrigues (*) – Rapazes e raparigas acabam de regressar às aulas, depois das férias de Natal. Somos muitos os que ultimamente pensamos que seria muito interessante reformar os tempos escolares e o calendário anual de aulas. De forma que durante o ano os escolares pudessem ter mais descansos ou férias, com menos número de dias.

Por exemplo, quatro períodos de vinte dias, a razão de um por trimestre. Seria mais racional, tal como o é na maioria dos países europeus. Sem perder de vista que o descanso nos estudos é vitalmente necessário, e, se se aproveita adequadamente, muito melhor. Como quando se participa em atividades artísticas ou lúdicas, organizadas para rapazes. Com a finalidade de despertar afeições positivas em crianças e jovens, e ensiná-los a utilizar positivamente o tempo de lazer.

Porque ademais jogar é essencial para a formação psico-física de nenos e nenas. Tão importante como comer. Tema do que temos que convencer antes de nada mães e pais. Mais tarde os docentes, alguns dos quais não são conscientes do profundo valor educativo do jogo. E esquecem-se rapidamente de que o grande pedagogo romano Quintiliano já dizia há milhares de anos que a melhor maneira de ensinar aos rapazes é por meio do jogo.

Também há que consciencializar os administradores educativos sobre o que assertamos, e os dirigentes municipalistas. Os que nos últimos dezassete anos, com o apoio da Deputação Provincial, organizamos o programa denominado “Ourense Lúdico”, com atividades artísticas e lúdicas para crianças de 3 a 14 anos, temos isto muito claro e muito presente.

Para falar do tema do jogo na infância escolhi, acho que de forma acertada, o famoso filme francês “A guerra dos botões”, premiado em 1962 com o prémio Jean Vigo ao melhor filme, e que naquela altura, cativou muitos amantes do cinema.

 

Ficha Técnica do Filme:

Título original: La guerre des boutons (A guerra dos botões)

Diretor : Yves Robert (França, 1962, 90 min., branco e preto).

Roteiro: François Boyer, baseado no livro de Louis Pergaud.

Fotografia: André Bac. Música : José Berghmans.

Intérpretes: Jacques Dufilho, Michel Galabru, Jean Richard, Pierre Trabaut, Pierre Tchernia, Yvette Etiévant e Michele Meritz.

Sinopse: É o retorno às aulas. Como todos os anos, os estudantes de Longeverne, liderados polo rapaz Lebrac, declaram a “guerra” aos da aldeia vizinha de Velrans. Numa dessas “batalhas”, este rapaz tem uma ideia brilhante: arrancar todos os botões e confiscar os cintos dos presos, para que sejam castigados polos próprios pais. O filme é uma sátira formidável da guerra dos adultos e amostra o importante que é o jogo na etapa infantil. Demonstrando como a imaginação das crianças se põe a funcionar durante as brincadeiras, enredos e jogos. No que têm muito que ver os modelos adultos e a influência que estes têm na vida das crianças.

 

 

O jogo é o alimento do espírito:

Depois de ver este formoso filme e refletir sobre o mesmo, pode concluir-se sobre a veracidade de que os rapazes aprendem por imitação, e muito mais do que veem fazer aos adultos e do ambiente que os rodeia. Por isto, a conduta dos maiores e dos educadores teria que ser sempre modelar, devido à sua enorme influência no comportamento de crianças e jovens e nas suas aprendizagens apreciativas.

No filme os rapazes querem jogar a adultos, seguindo a sua inata tendência de querer sempre jogar e brincar, imitando as guerras dos maiores. Hoje ninguém pode discutir sobre a importância que o jogo tem na infância, e também na juventude e terceira idade. Grandes pedagogos e psicopedagógos como Piaget, Chateau, Claperède, Decroly, Montessori, Huizinga e todos os educadores da Escola Nova, com os seus escritos e pesquisas, apoiam o que assertamos.

Por isso, é vitalmente necessário criar tempos e espaços para os jogos e brincadeiras das crianças, nos centros de ensino, nas alamedas, nos espaços abertos, nos centros sociais…e dar-lhe o valor que realmente têm para a sua formação psicomotora, intelectual e afetiva. Sem se esquecerem os docentes de todos os níveis do ensino, que a melhor estratégia didática para conseguir a sua motivação e aprendizagens, é a de ensinar jogando. E, para isto, existem muitos jogos didáticos e outros que podem ser criados e inventados polos ensinantes e polos alunos. Jogos de tabuleiro (jogo da glória, ludo…) que podem ter conteúdos culturais nos seus desenhos, jogos dramáticos e teatrais, musicais, manualidades temáticas, etc. Jogos simbólicos em que os estudantes sejam protagonistas como no filme que comentamos, jogos ao ar livre e desportivos, jogos na natureza, jogos aquáticos, literários, conta-contos, encenações, revistas orais, programas de rádio levados polos rapazes, filatelia, coleções de cromos e postais, intercâmbios escolares, jornais escolares, sempre com alegria e senso lúdico.

De resto não podemos esquecer, polo seu grande valor cultural, histórico e educativo, os nossos jogos tradicionais ou populares. A Galiza é, sem dúvida, o povo com uma cultura popular mais rica neste tema, junto com a portuguesa e a bengali indiana. Os estudos de Risco, Ben-Cho-Shei, Taboada, Bouça-Brei, Lourenço, Romaní, Brandim, Pires de Lima, e muito especialmente, António Cabral, há poucos anos desaparecido na cidade lusa de Vila Real, de recolha de jogos dos nossos antergos, assim o demonstram. Jogos com recursos e materiais, que podemos construir nós, como os bilros, a bilharda, a rã, as argolas, a corda, o pião, a turra-soga, os sacos, as olas ou a farinha, são modelares. Mas também existem muitos que não necessitam mais que espaço e desejos de brincar: o marro, o sapo, o pano, o truque, as escondidas, a viola, a pita-cega, os carros romanos, as corridas, a carretinha, o cavalo…

O que necessitamos é que famílias, docentes, administradores educativos e toda a sociedade, acreditem no que comentamos mais acima e apoiem de forma decidida que crianças e jovens tenham tempo, onde e com que jogar. E que nas escolas se lhe dê mais valor ao jogo infantil polo seu grande valor formativo. E, se puder ser, prescindir dos chamados “come-come” ou jogos de computador, tão funestos.

 

 

(*) Didata e pedagogo tagoreano. Autor, igualmente, da coluna de opinião Dizer e Fazer.

Lançamento de Tourists, go home? Em Ponte Vedra

Os artigos dos topónimos no novo Nomenclátor

Juan Luis Fernández apresenta o livro Futebol Gaélico em Celanova

Colóquio sobre Tourists, go home? na Semana do Livro de Compostela (SELIC)

Lançamento do livro, Tourists, go home? em Pontedeume

Lançamento do livro Begonha Caamanho, na Corunha

Lançamento de Tourists, go home? Em Ponte Vedra

Os artigos dos topónimos no novo Nomenclátor

Juan Luis Fernández apresenta o livro Futebol Gaélico em Celanova

Colóquio sobre Tourists, go home? na Semana do Livro de Compostela (SELIC)