Partilhar

Alex De Lusignan: “Pesquisar o percurso duma língua que quase foi extinta no século XX e se encontra de novo em perigo, foi um desafio irresistível”

Alex De Lusignan Fan Moniz é um ex-banqueiro que mais recentememente se dedica à linguística, além de poeta, autor de ficção e docente em línguas modernas. Um luso-franco-britânico, enquanto português, define-se ‘Portoguês’ pelas suas raízes no Porto. Submeteu em maio um essay para a Anglia Ruskin University, Cambridge como parte dum Mestrado em Linguística Aplicada.

5266a949-867b-4385-ad54-45189fc77df5Porque a Galiza se tornou o foco deste teu trabalho? E porquê, em concreto, a língua?
Por estranho que possa parecer, eu desconhecia a precaridade atual do galego e achei um tópico interessante no contexto das línguas minoritárias da Europa. A minha ‘descoberta’ do elo linguístico-cultural inegável entre Portugal e a Galiza, foi um CD da Uxia onde há mais de 20 anos ao escutar os sons autênticos galegos, senti os mesmos sons e a ‘saudade’ que definem Portugal e o ser português. Dum ponto de vista académico, pesquisar o percurso duma língua que quase foi extinta no século XX e se encontra de novo em perigo, foi um desafio irresistível.

O título não deixa margem para dúvidas ‘Galician, How to Kill a Language: Planning, Diglossia, Bi-normativism and the Internet.’
O título em si denota uma receita letal que a menos que a dinâmica atual seja alterada, só tem um fim… literalmente. O estudo mostra os personagens e eventos principais neste palco onde durante um milénio, altos e (muitos) baixos têm condicionado o que seria doutro modo, uma evolução e adaptação orgânica entre fala e falantes e vice-versa hoje.

O foco do teu trabalho é a dialética entre a oficialização do galego, que nas presentes datas soma 40 anos, e o declínio social da língua. Chamou a tua atenção esta aparente contradição?
Foi-me óbvio o declínio das ultimas décadas e essa contradição tornou-se intrigante. Durante o processo de investigação e captação de dados, os fenómenos endémicos de subjugação linguístico-social, preconceito e (auto-)discriminação institucionalizada, associados à ausência de implementação do galego pelas instituições de dever no seu habitat natural, manifestaram-se de forma desconcertante.

Durante o processo de investigação e captação de dados, os fenómenos endémicos de subjugação linguístico-social, preconceito e (auto-)discriminação institucionalizada, associados à ausência de implementação do galego pelas instituições de dever no seu habitat natural, manifestaram-se de forma desconcertante.

O teu essay recolhe vários focos do conflito linguístico galego, um deles é a dialética entre isolacionismo e reintegracionismo. Em que medida julgas que é determinante na saúde social do galego.

A meu ver, o dito galego isolacionista foi criado a partir dum corpus linguístico construído artificialmente, isto é, o galego oficial difundido hoje em dia parte do princípio que a língua autóctone mais não é que um dialeto regional do castelhano.
O galego reintegracionista, a meu ver e baseado nos factos; é a última opção viável na sobrevivência do ‘galego’. Creio também que a grafia do galego deverá incorporar singularidades da Galiza como vogais nasais (casos singular e plural) que no português se pronunciam ‘ã(o)’ e ‘ões’ ou ‘ães’ mas no galego (e certas regiões do Norte, como no Porto) mantêm os sons ‘om’ e ‘ons’ e  ‘an(s). Existem também vocábulos dormentes,  arcaicos ou esquecidos no português mas usados na Galiza que creio numa realidade reintegracionista, podem enriquecer e revitalizar o inventário léxical do ‘galeguês’. Porque o galego e português, É uma língua.

O galego reintegracionista, a meu ver e baseado nos factos; é a última opção viável na sobrevivência do ‘galego’.

Como lusófono não galego, como observas o galego criado polo Ilg e a Rag? Achas que é pode ser uma ferramenta eficaz para deter os processos atuais?

Vou ser totalmente honesto, sem querer deambular em imbróglios políticos:
Durante este estudo, conheci um pouco do movimento ressurgentista galego o ‘rexurdimento’ e mais recentemente pessoas visionárias como foi Carvalho Calero. Invariavelmente, todas as tentativas de libertação linguística falharam na Galiza- o governo central com entidades regionais como o ILG ou RAG, tem-se assegurado em manter o controlo e duma forma dissimulada e eficaz, dissolver o galego e o galeguismo, seja como língua ou identidade coletiva.

O galego orquestrado e disseminado (em segundo plano e a todos os níveis, passando pelo sistema educativo e meios de comunicação) pelas entidades oficiais, aceita o inaceitável – o pressuposto que o galego é uma mera curiosidade linguística ou dialeto campónio e subalterno da Galiza e d@s galeg@s.

O galego orquestrado e disseminado (em segundo plano e a todos os níveis, passando pelo sistema educativo e meios de comunicação) pelas entidades oficiais, aceita o inaceitável – o pressuposto que o galego é uma mera curiosidade linguística ou dialeto campónio e subalterno da Galiza e d@s galeg@s.

Do meu ponto de vista ainda mais sinistro, é a substituição da grafia e nalguns casos mesmo a sintaxe e léxico, por uma norma estrangeira: o espanhol.

Após os longos séculos em estado vegetativo forçado do galego ou galaico-português; o português atual é a continuação natural do galego, é a referência senão totalmente, quase total do que o galego seria, se livre do isolamento e imposição do espanhol. No vasto mundo lusófono existem variedades que entre si, e sendo a mesma língua, diferem muito mais do que por exemplo o galego de Compostela e o ‘galego’ do Porto. Portanto, o português, o galego, ou galegoportuguês, ou lusofonia, usem os rótulos que quiserem, não é estrangeirismo. O espanhol é uma língua estrangeira na Galiza, factualmente.

No vasto mundo lusófono existem variedades que entre si, e sendo a mesma língua, diferem muito mais do que por exemplo o galego de Compostela e o ‘galego’ do Porto. Portanto, o português, o galego, ou galegoportuguês, ou lusofonia, usem os rótulos que quiserem, não é estrangeirismo. O espanhol é uma língua estrangeira na Galiza, factualmente.

O galego na sua forma e uso atuais fez-me lembrar a desafortunada experiência do personagem  Victor, em ‘Frankenstein’:

Recriar um ser Humano através da amputação, desmembramento e realinhamento de órgãos vitais e retalhos. O resultado foi um ser híbrido, uma aberração- o galego é essa criação hoje. Mas sob a carapaça disforme, tem ainda o palpitar e a alma dum povo e é mais que tempo de abandonar a experimentação; aceitar o galego na sua nudez, deixá-lo erguer-se com dignidade, com orgulho.

A Internet, e a globalização, costuma ser colocada como uma impulsionadora da substituição linguística em casos como o galego e, ao mesmo tempo, já não há montanhas distantes onde se refugiar. A presença no ecrã é fundamental para as gerações mais novas, e portanto, para o galego?

7c36e575-b2b7-4d96-b028-99c782fb5f7eA presença no ecrã, nas plataformas, nas redes sociais, informativas e didáticas, é fundamental e devia ser desenvolvida com empenho, com visão face a um mundo que muda a ritmos acelerados e por vezes imprevisíveis. Como pode uma língua minoritária, subjugada e usurpada ao canto, ser um meio interativo, dinâmico e transformativo da expressão e comunicação? Como podem as gerações futuras continuar galegofalantes se tudo é numa (ou várias) fala estrangeira? Dos brinquedos, jogos, contos, séries animadas, funcionári@s da creche, transportes públicos, placards comerciais, bens de consumo no supermercado, lojas de conveniência ou estações de serviço, tudo é noutra língua? Se as gerações atuais galegas (ainda) não renegaram à língua-mãe e querem realmente salvá-la, eis a hora de agir, em união e com garra… ou tornarem-se hispanofalantes e esquecer o galego duma vez.

Após a tua pesquisa, quais foram as descobertas que mais te admiraram?

O facto de o galego não ter sido usado na forma escrita durante uns quatrocentos anos.
Como a manipulação política pode dissolver a memória coletiva e erradicar culturas, completamente.
Como uma língua ou cultura ousa crer-se superior só porque é mais numerosa.
Como em contraste, a língua dum povo não morre, luta sempre e se alça e renasce das cinzas porque essa língua materializa a alma, a identidade, a essência desse Povo.

how-to-kill-a-language1

Os artigos dos topónimos no novo Nomenclátor

Juan Luis Fernández apresenta o livro Futebol Gaélico em Celanova

Colóquio sobre Tourists, go home? na Semana do Livro de Compostela (SELIC)

Lançamento do livro, Tourists, go home? em Pontedeume

Lançamento do livro Begonha Caamanho, na Corunha

Henrique Marques Samyn visita Compostela para falar sobre literatura negra brasileira

Os artigos dos topónimos no novo Nomenclátor

Juan Luis Fernández apresenta o livro Futebol Gaélico em Celanova

Colóquio sobre Tourists, go home? na Semana do Livro de Compostela (SELIC)

Lançamento do livro, Tourists, go home? em Pontedeume