Partilhar

Madre Salud: «Os galegos podem abrir fronteiras nos lugares em que se fala português»

V. M. L. P. – Dia de tormenta em Ourense. O professor Estraviz e mais eu combinamos para entrevistar a Madre Salud, mas o dia parece não vir da mão. Entretanto viajamos até o lugar onde se localiza o colégio Miraflores, lá no Pereiro, a pedra cai com força. Mas chegamos ao destino e lá fomos recebidos, com cordialidade e proximidade, pela Madre Salud.

A nossa intenção é sabermos do trabalho desta religiosa voltado para o ensino na América, na África e na Galiza e, ainda, verificarmos se a língua galega tem sido uma mais valia no seu percurso pelos países africanos de língua portuguesa: Angola e Cabo Verde.

Já nos locais do impressionante Miraflores, aberto em 2004 e que agora potencia a sua oferta educativa, somos recebidos amavelmente pela Madre Salud. Longe de nos sentirmos distantes, o seu trato faz com que derrubemos as fronteiras do desconhecimento inicial e iniciemos uma conversa que se prolongaria durante uma hora.

P: Donde é natural a Madre Salud? Que foi o que a levou a se tornar religiosa?

R: Eu sou do Porto, aldeia pertencente ao concelho de Vilar de Bárrio, embora estivesse pouco tempo lá porque sendo muito nova fui-me como interna e depois já pensei em ser religiosa. Levou-me a isso o espírito de serviço aos demais e a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Entrei por primeira vez no colégio de Sobrado do Bisco e de lá fui para Madrid, primeiro em Ciudad Lineal (Madrid) e depois no bairro de Salamanca. O meu nome original é Antónia Conde Nieto, Antonina Carinho é como me chamavam, mas já sou conhecida como Madre Salud desde que estive lá em Ciudad Lineal.

P: E depois a América e a África trabalhando na sua congregação…

R: Com certeza. Fui para México cidade no ano 1956, onde levo trabalhado até os dias de hoje, embora tenha saído muito para a África, nomeadamente para Angola e Cabo Verde.

Tenho que dizer que a minha congregação, as “Esclavas de la Santísima Eucaristía y de la Madre de Dios”, foi fundada pela Madre Trinidade del Puríssimo Corazón de Maria, natural de Granada, com uma vontade e vocação de serviço, e desenvolve projetos de missão e educativos em muitos lugares do mundo.

P: E os seus trabalhos dentro da sua congregação têm sido, quais?

R: Fui administradora da congregação 21 anos e agora sou diretora dos colégios da América (sete colégios no México) e da África, além das muitas obras sócias que temos nesses lugares. O que me levou para a África foi a obediência, simplesmente me mandaram e eu aceitei, claro.

Em Angola vou e venho, nunca estive lá destinada como tal. Tenho que dizer que também venho com frequência pela Galiza, nomeadamente desde que em 2004 inauguramos o projeto Miraflores aqui em Ourense.

Eu nunca tive o objetivo de ser superiora geral mesmo posso dizer que não gostaria. Reitero que tudo é um serviço mas eu prefiro servir diretamente, gosto do contato com os rapazes e com a gente de todo tipo, seja pobre, rica, mediana…

P: Quais são os sustentos económicos da sua congregação. Donde provêm os fundos para terem tantas obras sócias e estabelecimentos de ensino?

R: Podem acreditar, a nossa congregação sustem-se pela esmola da gente boa que é amante da educação, tendo claro que tudo é para serviço para os demais. Eu peço no México, nos EUA, na Galiza… e a resposta tem sido sempre fantástica. Quando as pessoas conhecem o nosso trabalho, não duvidam.

P: Indo ao ponto. Quais os seus trabalhos em Cabo Verde e em Angola?

R: Em Cabo Verde ainda não há muito fizemos um colégio para mil e tal rapazes e raparigas, numa obra que teve um efeito sobre o meio extraordinário. O colégio foi inaugurado o dia que morreu o Papa João Paulo II. Lá atendemos infantil, primário, secundário e bacharelato. No total, estamos em duas ilhas e esperamos que os frutos logo se vejam, como já temos verificado no México, onde levamos muito mais tempo (desde 1956).

Em Angola dedicamos mais esforços as centros de missão: no total temos sete. Ora, também temos estabelecimentos de ensino: na altura gerimos dois.

P: Esses estabelecimentos de ensino são para todo tipo de gente?

R: São, sim. Os Miraflores estão pensados para gente com maior poder aquisitivo e os Ângelo Matute estão voltados para pessoas com poucos recursos, como também os infantários. Tenho que esclarecer para já que a educação e o sistema de ensino, bem como o professorado são iguais para ambos os projetos.

Os colégios de Angola, Cabo Verde, têm a mesma estrutura e serviço mais são distintos a respeito do que fazemos aqui na Galiza. É claro que a situação não é a mesma e, portanto, as obras que fazemos também devem ser focadas da mesma maneira.

Em Cabo Verde o professorado está composto por monjas da nossa congregação e professores que nos envia o Estado; também em Angola dão laicos e religiosos. E nunca tivemos problemas, mesmo tenho ido em toque de recolhida e o atendimento foi sempre magnífico.

P: Têm favorecido outro tipo de atendimentos para as gentes mais necessitadas?

R: Dentro das nossas possibilidades, tentamos trabalhar para todo o pessoal ter uma condição de vida digna, como direito a terem uma habitação. Para isso, mediamos no possível com os governos e dos nossos colégios têm saídos médicos, advogados, contadores… cujo trabalho futuro irá melhorar o nível dessas comunidades.

Enfim com educação e formação sempre poderão sair da pobreza. Em Cabo Verde os colégios, quer Miraflores, quer Matute, fizeram um impato incomparável e os nossos alunos saem para diante, como já temos verificado no México.

 

A Madre Salud com o professor Estraviz num momento da entrevista

 

P: O fato de ser galega tem-na ajudado por aquelas terras?

R: Sem dúvida que tem. Quer em Cabo Verde, quer em Angola eu defendi-me bem com o galego, nunca tive problema. Os nativos entendiam-me e eu entendia. O mesmo quando falava com os governos. E falando como me saía, isto é, à galega.

Sinceramente, eu daria o conselho de aproveitarmos muito esta riqueza que temos porque é uma mais valia tanto cultural como de nascimento, e no que diz respeito ao galego as pessoas podem abrir as suas fronteiras nos lugares em que se fala português.

P: Quer dizer que graças ao galego as portas abrem-se mais fácil, é isso?

R: Um galego tem as portas abertas lá onde se falar português, terá uma magnífica acolhida. Por um lado o castelhano e por outro o galego é uma grande riqueza que devemos saber gerir. Por sinal, no México tenho muitos galegos entre o professorado e entre nós falamos muito galego.

P: Para já, o que diria as pessoas que nos estivessem a ler, nomeadamente na Galiza?

R: Bem, ir por Cabo Verde ou Angola vale a pena, são uma oportunidade e as suas gentes são muito alegres. Em Cabo Verde, por exemplo, o problema da água potável é muito grave e as suas potencialidades pesqueiras ainda não têm sido bem exploradas, pois o governo não tem dinheiro para investir e poder aproveitar isso como é devido.

Eu pediria para as pessoas colaborarem com esses países que em muitos casos não têm nem o indispensável, e, ainda, visitarem com os seus filhos esses lugares e verem quanto têm eles e o muito que falta aos demais.

P: E os seus trabalhos no futuro?

R: Agora estou na Galiza acabando o Miraflores aqui em Ourense. De aqui a pouco vou passar uns dias até o Porto, a minha aldeia, e a partir de 15 de agosto volto para o México, pois já começam as aulas.

Lançamento de Begonha Caamanho, uma das nossas, em Lugo

Ângelo Brea apresenta Ensinamentos de Rahotep em Bertamiráns

Através Editora publica Ensinamentos de Rahotep, de Ângelo Brea, obra ganhadora do I Prémio de Criação Literária da Cátedra Carvalho Calero da USC

Lançamento de Tourists, go home? Em Ponte Vedra

Os artigos dos topónimos no novo Nomenclátor

Juan Luis Fernández apresenta o livro Futebol Gaélico em Celanova

Lançamento de Begonha Caamanho, uma das nossas, em Lugo

Ângelo Brea apresenta Ensinamentos de Rahotep em Bertamiráns

Através Editora publica Ensinamentos de Rahotep, de Ângelo Brea, obra ganhadora do I Prémio de Criação Literária da Cátedra Carvalho Calero da USC

Lançamento de Tourists, go home? Em Ponte Vedra