Partilhar

Ângelo Pineda, sociólogo e activista

PGL – Ângelo Pineda, 29 anos, licenciado em Sociologia pola UdC e colaborador do Portal Galego da Língua com a coluna ‘Hostilidade avançada’. Actualmente trabalha numha fundaçom em Terrassa (Países Cataláns) de assessor laboral para pessoas com deficiência e de técnico de igualdade, com a firmeza em mente de poder estabelecer-se definitivamente na Galiza.

Sócio da AGAL desde setembro de 2007, está envolvido em projectos de todo tipo e ainda tira tempo para a investigação. É possível que em breve vejamos um trabalho seu de pós-graduado em catalám sobre o conflito linguístico existente no nosso País.

Esta foi a conversa que tivemos com ele:

 

PGL – Caro, os leitores do PGL conhecem-te polos teus artigos na coluna Hostilidade avançada mas, para saber-mos mais do Ângelo Pineda, podes falar-nos um pouco de ti?

 – Bem, não há muito que contar! Tenho 29 anos e moro na Catalunha desde há 3, onde exerci de sociólogo em âmbitos como a análise da comunicação política, a igualdade e a atenção a coletivos em situação de vulnerabilidade social. Gosto muito da minha ocupação.

Antes, na Galiza, tinha feito um pouco de tudo em condições de trabalho não demasiado dignas… Agora não é que esteja para soltar foguetes, mas vivo de modo mais folgado de empregos que se ajustam dalguma maneira à minha formação.

Além disso, sou um saco de inquedanças, que vão da política até o cinema. Embora goste e admire muitas coisas da Catalunha, confio em estabelecer-me definitivamente na Galiza. É duro viver sem radónio (risos).

 

PGL – Que te levou a aderir à estratégia galego-luso-brasileira?

 – Suspeito que tive menos preconceitos com o assunto do que muita gente devido a um fator: passei muitos anos fora do País. De facto, nasci numa vila andaluza e a minha identificação com a Galiza veio por via familiar. O caso é que as minhas circunstâncias permitiram-me ver com certa objetividade a questão.

Quando em 1996 entrei em contacto com a argumentação do reintegracionismo graças ao Língua Nacional, vi que era uma posição lógica e aderi quase imediatamente.

 

PGL – Que visom tinhas da AGAL, que te motivou a te associares e que esperas da associaçom?

 – Devo reconhecer que a visão que tinha da Agal não era demasiado positiva. Dalguma maneira pensava que era um coletivo que em grande medida pecava dum “elitismo ilustrado” bastante desalentador.

A minha opinião foi mudando quando conheci sócios e sócias que não encaixavam com a imagem que me tinha formado. O proselitismo paciente dalgum deles acabou por convencer-me.

As minhas expectativas a respeito da Agal são muito básicas: trabalhar para socializar o projeto reintegracionista de maneira séria e integradora. Se faz (fazemos) isso, eu contente.

 

PGL – Na tua experiência como galego na Catalunha, o galego tivo algumha utilidade para ti?

 – Teve. O galego valeu-me para aprender catalão de maneira muito mais rápida, o qual valoriza-se muito numa sociedade preocupada pela promoção da sua língua.

Por outro lado, nalgum processo de seleção de pessoal têm considerado a minha capacidade para entender e comunicar-me com pessoas lusófonas como um valor acrescentado à  minha candidatura para uma vaga de trabalho.

 

PGL – Lá na Catalunha participas no Espaço Galego, conta-nos mais

 – O Espaço Galego dos Países Catalães nasceu há 5 anos num contexto concreto de crescente associativismo das pessoas migradas na Catalunha e de mudanças políticas na Galiza. Então, as motivações do pessoal que nos reunimos para “montar algo” eram muito diversas e por vezes não foi fácil conciliá-las.

Algumas pessoas queriam restabelecer ligações de tipo cultural com o País, outras ressuscitar a experiência da Plataforma Nunca Mais da Catalunha; parte do pessoal queria coordenar a atividade das diferentes associações galegas na altura, outros realizar ativismo pelos direitos da Catalunha e da Galiza…

Todos e todas nós tínhamos em comum um descontentamento com os organismos que oficial ou oficiosamente exerciam a representação da Galiza no Principado. Desde então, aconteceram muitas coisas e o Espaço virou em mais um membro do novo tecido associativo galego na Catalunha.

Eu acho que contribuímos com um matiz necessário nesse tecido. Somos a parte mais crítica ou “politizada”, por dizê-lo dalgum modo, e penso que estamos fazendo um trabalho modesto mas interessante. Atualmente, estamos desenvolvendo uma série de projetos que com certeza acordarão curiosidade.

 

PGL – Algumhas sugestons para quando visitemos a Catalunha?

 – Falta-me muito por conhecer do Principado, mas do que visitei estes anos: se gostardes da natureza, fazei uma excursão pela zona vulcânica da Garrotxa ou subi ao cume de Santa Maria dels Àngels.

Vilas com encanto também há  muitas na região norte-oriental: Santa Pau, Girona, Castellfullit de la Roca, Verges, Setcases, Peratallada, Ripoll, Camprodon… Muito linda a zona velha de Sitges, é muito recomendável ir durante o festival de cinema.

Para divertir-se à noite, a zona do centro de Sabadell é ótima. E no que se refere à cultura tradicional… qualquer coisa: quines, diables, castells, ball de bastons, calçotades…

 

PGL – De onde vem o teu interesse pola sociologia?

 – O meu interesse pela sociologia… vem de Fraga (risos). Dalguma maneira é assim, queria ter elementos para conhecer uma sociedade (a minha) que me desconcertava em muitos aspetos. Comprovei que não era o único que tinha esta motivação…

Desgraçadamente, a Universidade da Corunha é um exemplo de organismo colonial: o ensino que se ministrava estava absolutamente de costas viradas à realidade do País e se, no meu caso, a sociologia era algo vocacional, não posso dizer o mesmo da maioria do professorado que nos tocou.

Recentemente recuperei o meu interesse pela disciplina. Não foi só por motivos profissionais. Preocupa-me certo estado de popularização e de tolerância a respeito de ideias retrógradas sob verniz liberal.

Acho que até certo ponto, esta banalização da reação é responsabilidade de equipas de comunicação que situam em lugares privilegiados indivíduos especialistas em não se sabe bem o quê, e que ademais contam com o silêncio ou a cumplicidade dos principais partidos políticos espanhóis e das elites económicas.

A sociologia, o conhecimento científico da sociedade, é o melhor contraveneno ideológico para este “fascismo light” que nos custará caro se não pormos remédio.

 

PGL –  Tenho entendido que fizeste umha investigação de pós-graduado em catalão sobre o recente conflito linguístico na Galiza. Podes adiantar-nos algo?

 – Fiz. A investigação era parte do curso de pós-graduação em Conflito e Violência Social, na Universidade de Barcelona, e a escolha do tema tem a ver com a preocupação que comentei antes e do qual acontecimentos recentes são uma boa expressão.

Como na Galiza “não há  conflito linguístico” a UdC não considerou formar-nos em Sociolinguística, pelo que foquei a questão desde uma perspetiva puramente sociológica.

Interessou-me mostrar como os discursos sobre a língua tinham uma coerência com discursos sobre outras questões (económicas e políticas). Centrei-me nos argumentos falazes (erros de lógica) das colunas de opinião dum diário cuyo nombre no quiero acordarme para mostrar como funciona a propaganda.

Sobre a sua efetividade, dei algum toque sobre como a metaideologia conservadora afeta discursos pretensamente galeguistas… Em definitivo, foi um trabalho muito duro que obteve uma alta valorização.

Estou pensando em rescrevê-lo e alongá-lo tematicamente para um público galego e procurar edição. A versão original catalã era excessivamente pedagógica, já que as questões relativas a Galiza são tão exóticas na Catalunha como a situação política do Nepal.

 

PGL – Tanto no tratamento da investigação como no dos artigos que escreves, adverte-se uma carga política considerável…

 – É evidente que na minha produção há uma importante intencionalidade política. Não o nego. Procuro ser consciente deste limite na hora de realizar um trabalho objetivo. Ora bem: posso ser objetivo, mas não neutral. Ninguém pode.

Há quase 15 anos que participo em maior ou menor grau da esquerda independentista e isso tem-se que notar. Aliás, é bom que se note. Sob o meu ponto de vista, não é compreensível que grande parte do nacionalismo galego dinamite as suas exigências pondo como escusa a consciência política do povo. Posso entender que por pragmatismo ou por pedagogia se rebaixe o tom das reivindicações, mas não os próprios objetivos. Sem eles, de nada serve a Galiza o seu nacionalismo.

Eu comecei como ativista por causas um tanto românticas, mas hoje acho que é uma necessidade que na Galiza se fale de maneira aberta e natural de independência.

Se continuarmos de apoucados, se persistirmos em fazer-nos de resignados como o Balbino de Neira Vilas, estaremos empecilhando as possibilidades do País.

 

Conhecendo Ângelo Pineda


  • Um invento: A imprensa.
  • Umha música: A change is gonna come, de Sam Cooke. É a cançãozinha que põem nos filmes sempre que matam Malcolm X.
  • Um livro: Todos os da série Os caminhos da liberdade, de Jean-Paul Sartre.
  • Um facto histórico: A revolução dos cravos de Portugal.
  • Um prato na mesa: croquetes.
  • Um desporto: futsal feminino (temos seleção e somos sub-campeãs de Europa e do Mundo).
  • Um filme: Um bom do que gosto: Prima della revoluzione de Bertolluci. Um mau do que gosto: The Football Factory.
  • Umha maravilha: O Seixo Branco, pela zona de Mera.
  • Além de galego: curioso.

Lançamento de Begonha Caamanho, uma das nossas, em Lugo

Ângelo Brea apresenta Ensinamentos de Rahotep em Bertamiráns

Através Editora publica Ensinamentos de Rahotep, de Ângelo Brea, obra ganhadora do I Prémio de Criação Literária da Cátedra Carvalho Calero da USC

Lançamento de Tourists, go home? Em Ponte Vedra

Os artigos dos topónimos no novo Nomenclátor

Juan Luis Fernández apresenta o livro Futebol Gaélico em Celanova

Lançamento de Begonha Caamanho, uma das nossas, em Lugo

Ângelo Brea apresenta Ensinamentos de Rahotep em Bertamiráns

Através Editora publica Ensinamentos de Rahotep, de Ângelo Brea, obra ganhadora do I Prémio de Criação Literária da Cátedra Carvalho Calero da USC

Lançamento de Tourists, go home? Em Ponte Vedra